segunda-feira, outubro 29, 2007

Solidário, Mesmo?

Solidariedade é muito mais falada do que feita. Põe muito nisso. Em pesquisas feitas nas ruas, mais de 88% das pessoas dizem ser solidárias. Quando fez-se a pesquisa prática...vergonha. É muito mais fácil dizer do que ser. Blogueiros adoram isso, citam problemas e não agem na contraparte disso. Por isso, nem digo, nem posto sobre. Digo, quando faço. Acho que quando os entrevistados respondem à pesquisa sobre solidariedade, pensam num mendigo limpo, cheiroso e parecido com um ator de novela, não é por ai. Prefiro dizer que não sou muito solidário com os mendigos. Há algumas semanas Luciano Huck descobriu que existiam ladrões no Rio de Janeiro, babaca. Não suporto ouvir pessoas que dizem o que não fazem.

+ + +

Fico chateado quando um próximo fala dos meninos do semáforo. Meninos no semáforo, deficientes fisicos na passarela, mentais na ruas, crianças na fila do supermercado, às vezes acompanhados de outras crianças grávidas, doentes no ônibus, e não posso esquecer-me dos assaltantes. O que mais ouço quanto a isto, é:

- Tsc, sai daqui...

Frase desqualificadora, pejorativa e humilhante. Não preciso mentir, eu não dou moedinhas, até porque quase não tenho. E também não falo frases daquele tipo. Se não quer dar o dinheiro, então não dê, precisa humilhar? Ponha-se no lugar dele. É eu sei, você não vai se por, só vai fingir, é impossível saber. Aquela frase batida e acho que não mais usada pelos mendigos diz que "poderia estar matando, estar roubando, estar ... mas está pedindo" e é perfeitamente explicativa. Talvez, você possa dar uma chance a ele. Acredito que quase todos têm oportunidades na vida, de ser correto ou não, de ajudar, ou não. Não são todos os moradores da rocinha que são bandidos. Parte(grande ou pequena) dos ricos não são honestos. Talvez o assaltante seja mais honesto que o dono do carro que ele roubou. Minto? Não. Eu disse talvez.

Fica uma música que gosto muito, e que fala um pouco disto.

http://www.goear.com/listen.php?v=449c34f


PS - Li no Natalition sobre algo parecido, e quase escrevi um post nos comentários. Preferi postar de verdade.

7 Retrucas:

Luã Vaz disse...

somos infelizes por viver tal realidade, "o mundo poderia ser melhor..." poderia, mas quem muda somos nós e por incrível que pareça não mudamos.

Anônimo disse...

Luã diz: "poderia, mas quem muda somos nós e por incrível que pareça não mudamos"

só uma pergunta.
Pra vocês o que seria MUDAR?

Natalie disse...

é, verdadeiro tudo aí. além de bem sincero (dos meus ;D).
o povo é tão assim né? falso, esculhamba o pessoal da rua, mas vem cá, e se fossem eles?

ninguém se coloca no lugar mesmo não (nem eu, também não consigo fazer isso ¬¬') mas mesmo sem se colocar no lugar, dá pra ter uma noção, um olhar sobre essas pessoas.

valeu aí pela citação do meu blog.
;D


;*

Anônimo disse...

E ae cara...
Muito bom o artigo.

Acho que a maior humilhação que uma criança de rua pode sentir é ser ignorada pelas pessoas. Não por não receber dinheiro, mas quando abordam alguém na rua para pedir $$$, as pessoas se negam a ajudar e simplesmente nem olham na cara do garoto.
Também não costumo ajudar, acho que esse dinheiro financia drogas ou o próprio abuso que os pais exercem sobre as crianças para pedir $$ nos faróis, o que eu costumo dar é um olhar para a criança, e um sorriso. As vezes é disso que elas simplemente precisam: serem notadas.

Guto Amorim disse...

Bel,

Mudar: alterar, modificar, dispor de outro modo. Aplicado à solidariedade, seria na prática o nosso estilo de vida. Se não contribuímos para evolução socio-politico-cultural do país, mudar seria contribuir. Passamos por um mendigo e viramos a cara, jogamos lixo no chão, desperdiçamos água lavando o carro, matamos animais para comer, árvores para escrever, e mesmo assim, nos consideramos pessoas corretas. Mudar, pode ser: fazer diferente, reinventar, repensar, modificar, ficar de outra forma...

Não mudaremos um mundo, sem antes mudar à nós mesmos.

PS1 - Só lembrando, a palavra MUDAR não se encontra no meu post.

PS2 - Quero sua contra-resposta, já feita. Acho que não respondi direito.

Obs: Se vale uma piadinha, MUDAR pode ser também, ato de por uma muda de planta no solo. rsrsrs

Anônimo disse...

Falou tudo e não disse nada!

Anônimo disse...

Entendi sua resposta Guh
Porem nao era ai que eu queria chegar ate pq vc falava das pessoa pedindo nas ruas.
eu queria saber de Luã.queria entender de qual mudança ele fala. como mudar? o que ele pensa em fazer pra mudar.
como seria essa mudança.
ainda espero a resposta dele ^^

=*