sábado, abril 05, 2008

Picolé Mineral, Agá-dois-ó Salgado, Quatro é Um Real!

Pícolé aí, olha. Agua Mineral, copão é cinquenta e tá mais gelada que o picolé. H2OH! é o sucesso do verão. Amendoins salgado, Mendorato é cinquenta. Chocolate Nestlê, a barra é três.

O serviço de bordo mais completo (e barato) do mundo. É o passatempo da viagem, assim eles insistem. Se ainda não conhece, entre num ônibus em Salvador - de preferência em alguma grande estação, aguarde alguns instantes e espere eles entrarem em ação. O cardápio é variadíssimo. Para beber tem água mineral, refrigerante, H2OH! e pra quem não gosta de calorias, tem o citrus também. Pra mastigar temos o amendoim salgado, um pequeno pacote de prazer que custa cinquenta centavos, a jujuba sai a quatro por um real, muito docinhas e saborosas, e quando bate aquele calor, o picolé sai a gosto de uva-côco-mangaba-caju-acerola-maracujá-etc. Não esqueci das deliciosas barras de chocolate, outrora meio derretidas, mas ainda sim de bom proveito. Pamonha quentinha, bala de gengibre, caneta que não falha, adesivos coloridos, sachê aromatizado e muito mais constroem o completo serviço.
Se você ainda não foi tocado e não abriu a carteira, espere alguns instantes, por favor, para que se iniciem os anúncios tentadores. O menino chorou? Compra o chocolate p'ra ele. Chorou de novo? Compra uma bala p'ra ele. Chorou mais uma vez? Dá um tapa na cabeça dele, q'esse menino tá com manha. Alguns arriscam uma paródia de músicas conhecidas. Olha a gande bala do negão, a bala, a bala, a bala do negão. Ás vezes, de tantos anúncios ao mesmo tempo, é possivel ouvir um picolé salgado, uma jujuba de côco ou uma agua mineral de três por dez. Acredito que alguns devem ter feito o curso de como ter uma voz insuportável e irritar todo mundo. Mas, em maioria são bem simpáticos e sorridentes, tentando fazer você sacudir umas moedinhas no bolso e fazer o dia dele mais feliz. Já passei por muitas gargalhadas com baleiros criativos, já fiquei pensativo quando alguns contaram certas histórias dentro do ônibus. Sei que muitos são mentirosos, mas alguns não são. Há o violeiro que toca Marisa Monte e Roupa Nova como jamais vi nenhum cantor fazer. Há o sanfoneiro cegueta que sabe de cor a letra da eterna Asa Branca. Tem a senhora simpática e sorridente que agradece com todo o seu coração por você ter ouvido ela sem pestanejar, mesmo sem ter comprado nada. Aquele pequeno malandrinho, que sugere a troca de umas moedas por um bom comportamento na escola, anda meio sumido. Vez ou outra encontro uns meio desajeitados dizendo que poderiam estar matando ou roubando, mas estão pedindo. Podem não ser nada criativos, mas tentam ser sinceros e honestos.
Espero que o baleiros continuem a vender nos ônibus de Salvador, espero que eles tenham melhores condições de vida também. Eu adoro amendoim, e me lambuzo com um picolé no sol de meio dia. Se não fossem os baleiros, não poderíamos consumir esses produtos sem ir a algum supermercado ou doceria. Eles trazem a você, tudo de bom, bonito e barato.
Seja o picolé da saúde, a jujuba passatempo ou o chocolate molengo, o que muita gente considera um saco em toda viagem, é a tentativa honesta de sobrevivência para muitos. Lembre-se, eles poderiam sim estar (te) matando ou (te) roubando.

15 Retrucas:

Anônimo disse...

fantastico ;)

Luã Vaz disse...

bem mais interessante do que você estar esperando o ônibus na fila e ser interceptado por um individuo de trajes gastos e de péssima aparência que chega com um papo chutado de que está foragido, armado e que precisa de dinheiro para ir para casa...

Guto Amorim disse...

Eu podia tá matando, eu podia tá roubando...mas to aqui comentando.

Sua mãe não te ensinou que é feio comparar textos?

Juniupaulo disse...

Rapaz... perigoso, viu (essa foi a minha parte 'esquerda radical' falando)
E "se lambuzar de picolé ao sol do meio dia" também pode ser perigoso (e essa foi a parte de mim que conta piadas infames)

Anônimo disse...

Eu peguei um busão em Salvador e depois de vender seu café, achocolatado e chá, aquele rapaz sentou do meu lado e fez 1001 perguntas, de onde vim, pra onde vou, se eu já tinha ido na TV Cultura?! Rsrsrs assistir a gravação do "Auto Falante" (que é da Rede Minas)... disse que é fã de Heavy Metal, fã do Schwarzenegger(?), por fim me convidou pra ir com ele para um forró, encontrar uma minas... detalhe, minha namorada no banco da frente!

Figuraça aquele vendedor de café...

Alcione Torres disse...

Rapaz, muito legal!
Morei em SSA por 2 anos!
O sanfoneiro cegueta era massa! Pelo menos era boa música!
Me lembro muito bem que sempre comprava umas balinhas de café ou umas paçoquinhas.
Agora, tenho certeza que vc nunca reparou no negão lindo com jeito de modelo que vende paçoca e pé-de-moleque! Ave Maria!! No dia que vi aquele cara, quase me joguei do busú pq não tinha dinheiro nenhum para comprar nada do bichinho!rsrs
Ainda têm aqueles ex-drogados e regenerados, os crentes que querem te evangelizar ali mesmo e os aqu dizem: "Eu podia tá matando, eu podia tá roubando, mas tô aqui trabalhando!". hahahahahaha
Muito bom! Vc me fez lembrar de coisas bem legais!
Valeu!

Alcione Torres disse...

Adorei seu blog e queria te propor uma parceria de links. Topas?

Sarapatel de Coruja

Roberto Camara Jr. disse...

Caraca!!!
O violeiro cantor é O cara!
Pena que nunca mais me "esbarrei" nele...
Se descobrem esse cara...
Parabéns pelo Post, sujeito!
Forte abraço..

Roberto Camara Jr. disse...

Putz!
Só agora vi meu link por aqui...
Vou corrigir este crime!!!

Paulo Bono disse...

conheço o sanfoneiro cegueta.
de fuder

Anônimo disse...

Saudações, meu nome é Jeferson Santana, sou baleiro, diretor da UNIBAL (União dos Baleiros) e Estudante de História.
Quero deixa meus agradecimentos em nome da UNIBAL e dos Baleiros, pelo brilhante texto, espero que pessoas como este autor continuem a colaborar com a sociedade como um todo... Muito bom o texto, e mais uma vez muito obrigado!

Isa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isa disse...

Gostaria de manter contato com o Jerfeson Santana, sobre a UNIBAL

Unknown disse...

Olá Jeferson!!!
Sou Cezar Nascimento,estou junto com uma equipe desenvolvendo no TCC - Trabalho de conclusão de curso em Design de Produto, na Faculdade da Cidade do Salvador no comercio e estamos fazendo um coleta de dados sobre nosso projeto de monografia, gostariamaos que entrasse em contato conosco, assim que puder para obtermos mais alguma informações sobre a unibal e os baleiros. Obrigado - cezar.nascimento@gmail.com

Guto Amorim disse...

Isa e Cezar,

Por aqui acho meio difícil manter o contato com ele. Ele só saberá se voltar aqui no post.

Melhor procurar pelo nome e curso no Google.

abraços